Prisons in Portugal and Europe: history, culture and photography

International conference on comparative approaches | Centro Português de Fotografia (CPF), 12 e 13 outubro de 2017

Objetivos

Nos estudos desenvolvidos na área do Direito, da Criminologia e da História, à semelhança de outros países, as prisões não têm sido alvo de grande atenção por parte dos investigadores. Com esse propósito, o tema desta conferência internacional foi definido num sentido lato, sendo centrado no estudo dos sistemas prisionais nacionais, nas suas ligações às culturas (penais) nacionais e na representação das prisões através da fotografia.

Questões

Quais são as possibilidades e os limites da análise dos sistemas prisionais nacionais? Que abordagens, métodos, estatísticas e indicadores deverão ser desenvolvidos e implementados? Como pode o Sourcebook of crime and criminal justice statistics ou os dados fornecidos pelo SPACE serem usados para este tipo de análises? Como estão a ser analisadas as prisões enquanto parte da cultura (penal) de um país? Que elementos são necessários para tal análise?

Como é que o tratamento das prisões enquanto objeto de fotografia evoluiu? Estas são apenas algumas questões que gostaríamos que historiadores, sociologistas, criminólogos e outros investigadores prisionais enfrentassem e submetessem para uma discussão mais aprofundada nesta conferência.

Programa

Na conferência estão presentes, não só oradores convidados de Portugal, Suíça Espanha e Inglaterra, mas também os oradores selecionados a partir da chamada para apresentação de trabalhos. As conferências decorrerão em Português e Inglês, não havendo lugar a tradução simultânea.

Informação Prática

Data: 12 e 13 de outubro de 2017
Local: Porto
Recinto: Centro Português de Fotografia (CPF)
Inscrição: (fechado)

Taxas de Inscrição

O pagamento deverá ser efetuado no local do evento:
Estudantes Universitários (com certificado de participação): 5,00€
Outros participantes (com certificado de participação): 10,00€

Registration

Atingimos o número máximo de participantes e não poderemos aceitar mais inscrições. Muito obrigada pelo vosso interesse.